O Paraná poderá ganhar um novo parque nacional. O Senado aprovou, nesta quinta-feira, projeto de lei que, agora, será submetido à sanção do presidente Fernando Henrique Cardoso. O projeto, de autoria do Deputado Luciano Pizzato (PFL-PR), propõe a criação do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange numa área de 24 mil metros quadrados de Mata Atlântica, próximo ao balneário Caiobá (Litoral do Estado). A região mantém importantes espécies de plantas e animais silvestres, como o mico-leão-da-cara-preta.
O senador Osmar Dias (PSDB-PR), apesar de ter votado a favor do projeto, afirmou que mais importante que a criação de parques é o estabelecimento de regras para o acesso à biodiversidade brasileira. "O parque estabelece diretrizes de preservação apenas para aquela área de abrangência", disse, lembrando que há um outro projeto, "mais completo", parado na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O projeto a que Dias se refere, de autoria conjunta com a senadora Marina Silva (PT-AC), define que qualquer intervenção na fauna e flora brasileiras tenha que passar uma aprovação prévia. "Defendo, inclusive, que se aprovem regras internacionais para limitar o acesso das multinacionais às nossas riquezas naturais." O projeto é de 1996, foi aprovado pelo Senado em 1997 e, desde então, está parado na Câmara dos Deputados. "O governo não está com interesse de aprová-lo, não sei por que", afirmou Dias.