Apesar de representar apenas 4,41% no ranking nacional, o Paraná é o quarto estado brasileiro que abriga mais entidades que fazem trabalho voluntário. São Paulo é a primeira, com 51,72% das entidades. Depois vem o Rio de Janeiro, com 10,1%; Minas Gerais com 5,6% e o Paraná, com quase 5%. A pesquisa foi divulgada num site específico sobre voluntariado. O site tem o objetivo de cadastrar pessoas para o trabalho espontâneo. Divulga lista com todas entidades do País, classificadas por estados, cidades e até bairros. A finalidade é facilitar a procura para quem tem vontade de realizar um trabalho voluntário, mas não sabe como começar.
Segundo estatísticas, No Brasil, 54% dos jovens querem ser voluntários mas não sabem como fazer. O resultado, é que apenas 7% dos jovens brasileiros realizam este tipo de trabalho. Nos EUA, 62% dos jovens realizam trabalhos voluntários.
Uma pesquisa sobre distribuição de voluntários por área de atuação no Brasil, do site www.voluntários.com.br, revelou que 25,29% dos serviços voluntários são voltados para assistência a crianças e 8,42% para assitências a serviços sociais. Mas todas as áreas de atuação, têm candidatos. As menos procuradas, segundo a pesquisa, são assistências a desastres e catástofres e serviços médicos de reabilitação, representando 0,01% das áreas.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
"Não importa a área de atuação, o importante é contribuir", opina o técnico da Seleção Brasileira Masculina de Volei e do Rexona Bernardo Rocha de Resende. Ele atua como voluntário na área de esporte, mas acredita que quando se quer colaborar, o importante é levar em conta o espírito solidário. "Depois, todos os trabalhos são importantes", comenta.