Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Potencial histórico

Paraná e São Paulo vão criar rota de turismo no litoral

Agência Estadual de Notícias
15 jun 2010 às 20:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os governos do Paraná e de São Paulo definem rota de turismo que passará no litoral dos dois Estados. Na região, de mata atlântica preservada, é onde se iniciou a colonização portuguesa, com a fundação, por Martim Afonso, em 1531, da primeira vila brasileira em Cananéia (SP). "Essa parte do litoral é uma das maravilhas que nós temos. Poucos talvez conheçam a sua exuberância de matas, igrejas e cidades históricas", afirmou o governador Orlando Pessuti, durante a Escola de Governo desta terça-feira (15).

O roteiro passa por Iguape e Cananéia, em São Paulo, chegando a Guaraqueçaba, Ilha do Mel, Paranaguá, Antonina e Morretes, com visitas a ilhas, igrejas e capelas. "Na região, existem casarões preservados de arquitetura açoriana, e o marco do Tratado de Tordesilhas, que pode ser visitado. Estão preservados inclusive os argolões que prendiam as naus da época", informou o secretário do Turismo, Herculano Lisboa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pelo potencial histórico, religioso e de belezas naturais, a expectativa é que a rota, em pouco tempo, se torne uma das mais conhecidas no Paraná. "Esse roteiro, há muito tempo sonhado, vem de uma ordem clara do governador, de estimular o turismo religioso e no litoral. Será uma das rotas mais completas que temos e acredito que, em um ano, ela esteja entre as principais do Estado", disse Herculano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado

Imagem de destaque
Com 33 shows gratuitos

Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
renovação das espécies

IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho


Algumas das igrejas e santuários mais antigos do Brasil ficam na região, como Bom Jesus do Iguape, a igreja Nossa Senhora do Pilar, em Antonina, a igreja São João Batista, em Cananéia, e à dedicada a Nossa Senhora do Rocio, padroeira paranaense, em Paranaguá.


INVESTIMENTOS - Já existe uma empresa privada interessada em operar passeios na região. A ideia é que o roteiro completo dure cerca de uma semana. Assim que o projeto esteja pronto, será colocado à venda em agências de turismo, e as secretarias do Turismo do Paraná e de São Paulo se comprometerão a fazer a divulgação, treinamento do pessoal e melhorias na infraestrutura.

Na segunda-feira (14), Herculano Lisboa esteve reunido com os prefeitos de Cananéia, Ilha Comprida, Iguape e Guaraqueçaba. A secretaria planeja investimentos na estrutura de recepção, melhorias em atracadouros e treinamento de pessoal. "Enquanto algumas empresas precisam investir até R$ 1,5 milhão para gerar um emprego, no turismo fazemos isso com poucos mil reais. O setor já representa 10% do nosso PIB e precisa ser olhado com cuidado", defendeu Herculano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo