O Paraguai planeja levar adiante um projeto para construir um duto no valor de US$ 1 bilhão, que ligaria as cidades paraguaias de Villa Elisa e Ciudad del Este às brasileiras Foz do Iguaçu e Paranaguá. O objetivo é importar produtos de petróleo do Brasil e exportar óleo de soja e etanol paraguaios. O plano foi anunciado nesta quinta-feira pelo ministério de indústria e comércio do Paraguai.
A companhia Poliductos Integrados será encarregada do projeto no lado paraguaio. A conclusão da obra está prevista para o fim de 2012 ou início de 2013.
A economia do Paraguai depende principalmente das exportações de gado e soja, que cresceram nos últimos anos. No entanto, o transporte é dificultado por problemas de infraestrutura, que aumentam custos e limitam a produção.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
"É praticamente impossível tirar os bens do interior do Paraguai", diz o ministro Francisco Rivas Almada no comunicado. "Não temos capacidade para retirar o excedente de produção do país, não temos meios, não temos infraestrutura, e com o duto vamos superar essa carência."