Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde

Paraná quer evitar 'lobistas' na compra de medicamentos

Redação Folha de Londrina
02 jun 2004 às 11:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a realização de licitações por meio do pregão eletrônico e a fiscalização conjunta do Ministério Público Estadual, o Paraná está tentando evitar a atuação dos lobistas dos laboratórios na compra de medicamentos hemoderivados.

O secretário de Saúde, Cláudio Xavier, explicou que também vem sendo feita uma ampla divulgação de todo o processo de compra desses medicamentos no país inteiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na semana passada, conforme determinação do governador Roberto Requião, a Secretaria iniciou auditoria em todos os processos licitatórios para compra de medicamentos hemoderivados no Paraná feitas desde janeiro de 2003 e, também, nos cinco últimos anos do governo anterior.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Melhores do estado

Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná


De acordo com Xavier, em compras como a Imunoglobulina RH-liofilizada (em pó), que era o objeto da licitação suspensa no início de maio e que tem apenas três fornecedores, fica difícil garantir que não haja um 'lobby' entre os laboratórios participantes. "São os mesmos que fornecem para todas as Secretarias da Saúde", lembrou.

Ele afirmou que esse problema pode acontecer com a imunoglobulina e com outros medicamentos especiais que têm poucos fornecedores. Para garantir que não haja a ação dos lobistas dos laboratórios no Paraná, a Secretaria solicitou o acompanhamento do Ministério Público em todos os procedimentos licitatórios. A próxima licitação para compra do medicamento será feita amanhã (3), às 14h, pelo pregão eletrônico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo