Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paraná quer vacinar 958 mil crianças contra poliomielite

Redação - Folha do Paraná
07 jun 2001 às 17:58

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra poliomielite começa neste sábado. Em todo o Estado, a meta é vacinar mais de 958 mil crianças menores de cinco anos, ou seja, 100% da população desta faixa etária existente no Paraná. Em Curitiba, o objetivo é que 140 mil menores sejam imunizados contra a doença.

Todas as crianças, mesmo as que estiverem com a carteirinha em dia devem tomar a "gotinha". Isso porque, segundo a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Curitiba, Karim Luhn, a vacinação em massa protege a criança da paralisia infantil e o meio ambiente do vírus selvagem da polio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mais de 23 mil profissionais estarão espalhados pelos 11 mil postos de saúde, escolas e supermercados, creches, terminais de ônibus e outros pontos móveis a partir das 8 horas de sábado. Só em Curitiba estarão envolvidos na campanha cerca de 3 mil profissionais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira o gol:

Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário

Imagem de destaque
Custos mais elevados

Atraso nas concessões deteriora malha rodoviária em todo o Paraná

Imagem de destaque
104 pessoas desalojadas

Alto volume de chuvas causa estragos em oito municípios no Paraná

Imagem de destaque
23,5% do total

Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública


Também estão disponíveis durante a campanha, as vacinas contra coqueluche, tétano, difeteria, sarampo rubéola, cachumba e febre amarela para os que não estiverem com a carteirinha em dia. A segunda etapa da campanha será em 25 de agosto.


A poliomielite foi erradicada do Paraná em 86. Do Brasil, em 88. O Estado não tem registros da doença desde 86. Curitiba desde 84. No Brasil, o último caso da doença ocorreu em 89. No entanto, no ano passado, mais de 500 casos de poliomielite foram confirmados em países africanos e asiático. Por isso, a vacinação é importante, já que a doença pode se manifestar em locais onde já houve erradicação.

A partir deste ano, por orientação do Ministério da Saúde, adultos com até 20 anos também receberão a vacina contra a hepatite B. A vacinação contra a hepatite B em pessoas com até 20 anos foi integrada à campanha porque quando os adultos nesta faixa etária eram crianças, a vacina ainda não existia. Como uma das formas de contágio da doença é por relação sexual, foi ampliada a faixa etária, já que é com até 20 anos que as pessoas iniciam a vida sexual. No ano passado, adolescentes com menos de 15 anos receberam doses da vacina durante a campanha.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo