Os resultados positivos alcançados pelo o Programa Paraná Alfabetizado levou o governo do Paraná a estabelecer uma audaciosa meta: zerar o número de analfabetos em todo o Estado em até quatro anos.
O Paraná alfabetizado é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o governo federal, municípios e entidades de serviços O Paraná espera . Até o final de 2006, os 27 municípios paranaenses que tinham os maiores índices de analfabetos serão os primeiros a serem declarados Territórios Livres do Analfabetismo no Paraná.
O Programa Paraná Alfabetizado começou em 2004 e até o final do ano deve encerrar as atividades com 131 mil alfabetizados.
Leia mais:
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
De acordo com os dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2000, 9,5% da população do Paraná - com idade acima de quinze anos era analfabeta - era analfabeta. Isso representa um universo de 649 mil pessoas. Em 2003, um outro levantamento apontou que esse índice reduziu em 37%, passando para 597 mil pessoas.