A Secretaria de Saúde do Paraná registrou do início do ano até nesta segunda-feira (19) 2.203 casos de dengue. Desses, 1.976 foram contraídos no município onde a pessoa vive (autóctones) e 227 são importados de outros estados. Dos 399 municípios paranaenses, 111 já registram casos de dengue.
No ano passado, neste mesmo período, a secretaria confirmado 124 casos em todo o Paraná. Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, José Francisco Konolsaneisen, a situação no estado pode ser definida como " preocupante", principalmente na região de Foz do Iguaçu, Ubiratã, Maringá e Londrina.
"A população ainda não se deu conta da importância de um combate mais eficaz no dia a dia e esse descuido, combinado com altas temperaturas e chuvas que contribuem para a propagação da dengue no estado".
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
O coordenador disse, no entanto, que esse aumento no número de casos já era esperado. "A situação estava prevista com base nas condições climáticas, nas adaptações biológicas do vetor e no ciclo sazonal da doença, que tende a aumentar e diminuir em determinados períodos".
Konolsaneisen informou que além da campanha estadual na mídia , que tem como slogan "Se você ajudar, a dengue vai acabar", com comerciais de televisão e spots de rádio, agentes de saúde estão visitando constantemente as residências e orientando a população. Técnicos da saúde estão também aplicando larvicidas em bueiros e córregos. Outra medida que vem sendo tomada pela Secretaria da Saúde é a aplicação do inseticida de ultrabaixo volume com equipamento pesado, o fumacê. As informações são da Agência Brasil.