Um estudo divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação e pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, que integra a Organização das Nações Unidas (ONU), mostrou que o Brasil e outros países da América Latina estão muito atrasados na oferta de computadores e de acesso à internet nas escolas.
Em 2005, ano de referência da pesquisa, só 11,6% dos estudantes brasileiros do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, tinham acesso à internet nas escolas. Nos estabelecimentos públicos, a situação era ainda pior: só 8,5% dos alunos tinham acesso a computadores ligados à internet.
No Paraná, entretanto, um programa do Governo do Estado orçado em R$ 218 milhões, contraria a pesquisa. Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, atualmente, já estão em operação nas escolas, à disposição de alunos e professores, 19.800 terminais de computação, ligados a 920 servidores. A rede de fibra ótica, para conexão à internet em banda larga, já chegou a 1.700 escolas estaduais.
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Até o final deste ano, o programa Paraná Digital terá equipado os 2.100 colégios da rede estadual de ensino com laboratórios de informática.
No total, serão 44 mil terminais, todos ligados à internet em banda larga. Cerca de 900 colégios já contam com os laboratórios instalados e em funcionamento, e em outros 800 os equipamentos já se encontram no local, em fase final de instalação. Para os restantes 400 colégios, os laboratórios estão na fase de conclusão de obras das redes elétricas e lógicas.
O acompanhamento mensal do programa, feito pelo Centro de Computação Científica e Software Livre, coordenado pela Universidade Federal do Paraná, mostra que, no último mês de junho, 91.317 alunos de 836 estabelecimentos da rede estadual monitoradas utilizaram os computadores nas escolas, com um total superior a 882 mil horas de uso.
AEN