Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Educação

Paraná tem déficit de 160 mil livros didáticos

Redação - Folha de Londrina
04 jul 2003 às 20:13
Continua depois da publicidade

As escolas da rede pública de ensino do Paraná chegaram à metade do ano letivo com uma defasagem de aproximadamente 160 mil livros didáticos. Até pouco tempo, essa defasagem era de 300 mil unidades, mas a Secretaria de Estado da Educação (Seed) conseguiu amenizar o problema, através da utilização de 52 mil livros que faziam parte da reserva técnica enviada pelo Ministério da Educação (MEC) e do remanejamento de 88 mil exemplares que estavam ociosos em algumas escolas.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A chefe do Departamento de Infra-Estrutura da Seed, Ana Lúcia Albuquerque Schulhan, explicou que dificilmente a defasagem atual será reduzida, já que o MEC não autorizou a compra de novas unidades. Segundo ela, a Seed entrou em contato com o Governo Federal solicitando o repasse de livros que não estariam sendo aproveitados em outros Estados. ''No Amazonas, por exemplo, a quantidade de livros existente é maior que a quantidade de alunos'', observou.

Continua depois da publicidade


Ana Lúcia ressaltou que um dos responsáveis pela falta de livros é o próprio aluno que deixa de devolver o exemplar ao final do ano letivo. Ela completou que um levantamento realizado pela Seed demonstrou que 20% dos livros repassados no início do ano, não voltam para o acervo das escolas.


Outro fator que implica na falta de livros didáticos é a criação de novas turmas. Ana Lúcia disse que, apenas neste ano, a Seed autorizou que 594 escolas de todo Estado criassem turmas. Como o MEC envia os livros baseado no censo escolar do ano anterior, os alunos dessas novas turmas, normalmente, são penalizados. ''Existia uma demanda represada de novas turmas, principalmente no período noturno'', justificou.


A chefe do Departamento de Infra-Estrutura acredita que para o próximo ano a situação poderá ser normalizada, pois o MEC já autorizou a compra de livros didáticos gratuitos para 2004. Além disso, segundo ela, a Seed está adquirindo uma remessa de livros de literatura, de autores brasileiros e paranaenses, para ser encaminhada às bibliotecas escolares.

Continua depois da publicidade

Ana Lúcia esteve em Londrina, nos três últimos dias, comandando um programa de capacitação dos funcionários de quatro núcleos de educação da região. O treinamento será desenvolvido nos 32 núcleos existentes no Paraná.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade