Os dados são os mais atualizados que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dispõe, mas valem para a realidade atual. Treze porcento das 31,8 milhões de pessoas que viviam no campo, em todo o Brasil, tinham, de acordo com o censo de 2000, mais de 55 anos.
Destes, cerca de 1,6 milhão participavam e contribuíam para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). No Paraná, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), no período pesquisado pelo IBGE, havia 1.777.374 agricultores idosos.
Na quarta, cerca de 70 dirigentes se reuniram em Curitiba na primeira plenária de trabalhadores rurais da terceira idade, organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep).
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Os principais temas debatidos foram o Estatuto do Idoso, a previdência e assistência social, o lazer para e políticas gerais. O debate serviu para a elaboração de um documento com reivindicações, que será levado para o 1º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais da Terceira Idade e que será promovido em abril pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
Leia a matéria completa na edição desta quinta da Folha de Londrina