A primeira penitenciária federal de segurança máxima no Paraná e única no país especialmente construída para abrigar presos do crime organizado será construída em Cascavel. Segundo o secretário de Segurança Pública, Aldo Parzianello, a obra custará R$ 18 milhões e terá capacidade para abrigar 200 presos.
O secretário afirmou que a unidade federal vai abrigar presos ligados a organizações criminosas, sobretudo os pertencentes a facções como o PCC (Primeiro Comando da Capital) e os criminosos da Região Sul do Brasil. O modelo de segurança vai ser único no país. Os internos vão ficar em celas individuais, incluindo as áreas de banho de sol, e sem contanto entre eles.
Embora a licitação para o presídio federal de Campo Grande (MS) tenha sido aberta em junho deste ano, o secretário confirma que a penitenciária do Paraná será a primeira das cinco que o governo federal pretende construir nos próximos quatro anos.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
O Ministério da Justiça, através do Departamento Penitenciário Nacional, lançará o edital de licitação pública para a construção da obra nos próximos trinta dias.
Atualmente, os presos sob custódia da Polícia Federal ficam nas superintendências ou presídios estaduais em convênio com o governo federal. Entre outros, são considerados crimes de atribuição da Polícia Federal o tráfico internacional de entorpecentes, o contrabando e as fraudes previdenciárias.
Os recursos para a construção do presídio virão do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), que reúne receita do Tesouro Nacional, das loterias federais e de custas judiciais, para construção, reforma e ampliação de presídios. A contrapartida do município no projeto será a doação de um terreno, de 6 mil metros quadrados.