Equipes do quadro de segurança pública - reunindo membros da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Federal, Polícia Científica, Guarda Municipal, Setran, Detran, Abin, Defesa Civil, Casa Militar e Corpo de Bombeiros - debateram temas que envolvem a preparação da Copa do Mundo 2014 no Paraná.
A reunião, ocorrida na sexta-feira (23), na sede da Secretaria da Segurança Pública, contou com a presença do deputado estadual Mauro Moraes, presidente da Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa, e do vereador Jorge Yamawaki, integrante da Comissão da Copa da Câmara Municipal de Curitiba.
O deputado Mauro Moraes destacou o trabalho realizado pelo Governo do Estado. "Estamos recuperando o tempo perdido em termos de segurança e certamente até o final do mandato do governador Beto Richa teremos grandes avanços e resultados positivos para nossa segurança pública", disse o parlamentar.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
"Este balanço que estamos fazendo dos preparativos da Copa é uma oportunidade para ampliar nossas ações, com projetos e programas que estão sendo debatidos na Câmara Temática", ressaltou o secretário estadual para assuntos da Copa, Mario Celso Cunha.
O presidente da Câmara Temática da Segurança, da secretaria da Copa, major Nelson Ademar Piske, fez uma apresentação dos planos de operação, cursos de qualificação e planejamento até o mundial 2014. "Já elaboramos um plano, com a criação da Comissão Estadual de Segurança para Assuntos da Copa que, junto com a Secretaria Extraordinária do Ministério da Justiça, estabelecerão o planejamento entre os órgãos e entidades envolvidos com a segurança do evento, conforme o regimento interno", declarou Piske.
O subcomandante da Polícia Militar do Paraná, coronel César Alberto de Souza, também participou da reunião. "Em Curitiba o nosso efetivo vai contar com o dobro dos policiais que existem hoje, ampliando a ação preventiva para a Copa. Também estamos implantando o sistema de serviço policial voluntário, que contribuirá nos serviços administrativos", disse o subcomandante. "Todos os 76 bairros de Curitiba receberão serviços móveis de policiamento, garantindo mais tranquilidade à nossa população", concluiu Souza.
O assessor especial da Secretaria da Segurança Pública, Daniel Conde Falcão, representou o secretário Reinaldo de Almeida César, que estava acompanhando o governador Beto Richa no lançamento de novos programas no interior do Paraná. "Em abril será anunciado outro grande pacote para a segurança pública no Estado, e isto inclui programas que visam a segurança na Copa", disse Daniel.
O secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo, participou da reunião e garantiu importantes ajustes para melhor circulação e controle do trânsito na cidade. "Nós também estamos elaborando um plano para utilização de bicicletas, criando alternativas juntos aos pontos turísticos, rede hoteleira e outros pontos, com aluguel de bicicletas", segundo Araújo.
Também participaram da reunião representantes do Instituto Médico Legal - IML, Celepar, Observatório das Metrópoles e outros setores da sociedade organizada.
O encontro marcou o encerramento do primeiro ciclo de debates das nove Câmaras Temáticas em 2012. As próximas reuniões serão realizadas no mês de maio.