Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Restauração

Parceria recupera fachada da Igreja da Ordem

Redação Bonde com Prefeitura de Curitiba
21 jan 2011 às 13:49

Compartilhar notícia

- Maurilio Cheli/SMCS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Curitiba está pintando a Igreja da Ordem, que fica no setor histórico da cidade. A obra vai durar 30 dias e recuperar a fachada da igreja, que tem 278 anos. Esta é a segunda igreja da cidade que a Prefeitura está recuperando.

A pintura começou na segunda-feira passada (17). O primeiro passo foi a lavagem da igreja para retirada de musgos e sujeiras que ficaram impregnados nas paredes, por causa da intempérie.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Depois, as equipes de restauro recuperaram pequenas fissuras e rachaduras da parede da igreja, permitindo a pintura do imóvel. Agora, o trabalho está concentrado na pintura da parte superior da igreja, que será feita com tintas brancas e com tons de cinzas, nos ressaltos e bordas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola


Igreja da Ordem - A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, mais conhecida simplesmente como Igreja da Ordem, foi construída em 1737 e é a mais antiga de Curitiba. Originalmente, era a Igreja de Nossa Senhora do Terço. O nome atual foi dado com a chegada a Ordem de São Francisco em Curitiba, em 1746.

Publicidade


Abrigou um convento franciscano de 1752 a 1783 e, no século 19, foi a paróquia dos imigrantes poloneses. Por volta de 1834, uma parte da igreja desmoronou e só foi completamente restaurada em 1880, com a visita do imperador D. Pedro II.


A torre da igreja e a instalação dos sinos foram concluídas em 1883. Nessa época, a igreja era frequentada, principalmente, por imigrantes alemães.

Tombada desde 1965, a Igreja da Ordem sofreu nova restauração de 1978 a 1980 e, em 1981, passou a abrigar o Museu de Arte Sacra.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo