Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Parque de Vila Velha pode ter área ampliada

Denise Angelo - Folha do Paraná
24 jul 2001 às 11:37

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, pode ter sua área ampliada. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto, durante o encontro realizado em Prudentópolis. Segundo ele, o Estado tem interesse em promover a desapropriação de algumas áreas localizadas no entorno do parque, com o objetivo de facilitar as ações de controle a incêndios. O secretário prefere não especificar as áreas, nem seus tamanhos, para evitar a especulação imobiliária. Só afirma que essas áreas não estão sendo utilizadas para a agricultura.

Criado em 1953 e tombado em 1966 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, o parque tem uma área de 3.122 hectares e é composto pelos Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada. A partir de setembro, o parque também deve começar a receber melhorias. Segundo Andreguetto, o Estado deve liberar R$ 2,5 milhões para implantação do projeto de revitalização do parque, aprovado na última sexta-feira pelo Conselho Gestor. O dinheiro será repartido entre a execução de obras e a realização de pesquisas, decisão que animou os ambientalistas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Entre as medidas contidas no projeto está a mudança no acesso ao parque. Os turistas passarão a ter uma única entrada para os três complexos que compõe o parque: os arenitos, a Lagoa Douradas e as furnas. Nessa entrada, os turistas serão divididos em grupos e a visita passará a ser acompanhada por um guia. O transporte de um ponto para o outro será feito através de uma jardineira elétrica, para evitar a poluição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados

Outra decisão aprovada pelo conselho é a retirada das lanchonetes e sanitários construídos nas rochas. O parque deve receber ainda uma passarela e será por ela que o visitante poderá caminhar dentro do parque. Porém, o tipo de material e a forma de construção desse equipamento ainda não estão definidos. José Álvaro acredita que partes do parque deverão ser fechadas para a implantação das mudanças.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo