O litoral do Paraná ganhou uma nova atração turística nesta temporada de verão. Trata-se de um passeio de trem entre os municípios de Antonina e Morretes. A novidade conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e vai contribuir para o incremento do turismo de ambos os municípios. O passeio é feito aos sábados, domingos e feriados.
"O ramal ferroviário estava abandonado há cerca de 15 anos e há uns quatro anos iniciamos as negociações com a Rede Ferroviária Federal e a América Latina Logística no sentido de viabilizar sua utilização para trem de passageiros, com a finalidade de implantar passeio cultural e turístico", conta Carlos Dias Correia Augusto, da regional paranaense da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
"A partir de 2003, a América Latina Logística reformou o trecho e em 2006 a Agência Nacional de Transportes Terrestres autorizou a operação", completa Augusto. O trem voltou a circular no trecho em 16 de setembro de 2006. "A intenção é alavancar recursos para implantar uma composição com locomotiva a vapor e vagões de madeira", afirma.
Leia mais:
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Menina de 12 anos anda 3 km para tentar salvar o pai após acidente no Paraná
O trem parte de Antonina às 9h30 e às 14h30. As saídas de Morretes acontecem às 12h00 e às 16h30. O passeio custa R$ 11,00 (ida) e R$ 17,00 (ida e volta). Crianças com menos de cinco anos de idade que não ocupem assentos não pagam passagem. O bilhete pode ser adquirido nas estações ferroviárias de Morretes e de Antonina, pouco antes dos horários de embarque. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3077-4280 / 3026-5798 / 8864-6016; no site www.serradomarturismo.com.br ou pelo e-mail [email protected].