O governo do Paraná vai restaurar o Caminho do Itupava, na Serra do Mar. A obre prevê a recuperação dos 22 quilômetros de extensão da trilha, que liga o município de Quatro Barras a Morretes.
O orçamento previsto é de R$ 624 mil, provenientes de um convênio de cooperação financeira firmado entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o banco alemão KfW para execução do Programa Pró-Atlântica.
O Caminho do Itupava está localizado em uma área considerada pela Unesco como Reserva da Biosfera, composta principalmente por mata atlântica. Além disso, faz parte da Área de Tombamento da Serra do Mar e está cadastrada junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Arqueológico.
Leia mais:
Cachorrinha com cinco filhotes para viatura da Polícia Civil e pede ajuda em Curitiba
Semana começa com 20,8 mil vagas de emprego no Paraná
Ceasa espera vender 4% a mais neste fim de ano em relação a dezembro de 2023
Mulheres na Ciência: professora da UTFPR é selecionada pelo CNPq
A trilha foi construída em 1625, antes mesmo da criação da Estrada da Graciosa, e a última melhoria realizada foi o calçamento com pedras, no século XIX. O serviço arqueológico de restauração será complementado com sete passarelas, duas de metal e cinco de madeira.
Informações da ABr