Os habitantes de Curitiba ocupam o sexto lugar na lista dos pedestres mais velozes do mundo, de acordo com um estudo britânico. O levantamento feito pela Universidade de Hertfordshire, com colaboração do Conselho Britânico, analisou o ritmo de vida em 32 cidades ao redor do mundo.
O estudo, chamado Quirkology, revelou que as pessoas estão caminhando 10% mais rápido do que há uma década quando foi feita uma pesquisa similar, utilizando a mesma metodologia. Os pedestres mais apressados foram encontrados em Cingapura, Copenhagen e Madri.
Método
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Milhares de pedestres foram filmados secretamente. Foi analisado o tempo que uma pessoa levava para percorrer uma distância de 18 metros.
Nos primeiros lugares ficaram: Cingapura – 10,55 segundos; Copenhagen – 10,82 segundos; e Madri – 10,89 segundos.
Os curitibanos levaram 11,13 segundos. Foram mais rápidos do que os nova-iorquinos, que registraram um tempo de 12 segundos.
As cidades cujos pedestres caminham mais lentamente foram Blantyre (Malauí) – 31,60 segundos; Manama (Barein) – 17,69 segundos; e Berna (Suíça) – 17,37 segundos.
Richard Wiseman, responsável pelo estudo, disse que os resultados dão "uma visão significativa da saúde física e social de uma cidade".