As obras da Penitenciária de Ponta Grossa deverão ficar prontas até o final deste mês. A unidade, com 450 vagas para presos condenados e com um custo de R$ 10,5 milhões, será inaugurada em dezembro.
A transferência de presos para a nova unidade ficará sob a responsabilidade do próximo Governo. De acordo com José Tavares, secretário de Segurança Pública, não há neste governo tempo hábil para colocar a unidade em funcionamento. "Até o fim do ano não teremos tempo de concluir as licitações necessárias para a operacionalizar a unidade."
A prisão é totalmente informatizada e o acesso ao interior obedece a controles automatizados. As portas de entrada e as que ficam no interior da unidade têm travas automáticas uma porta só pode ser aberta quando as demais estiverem fechadas. Toda a unidade é monitorada ininterruptamente por um circuito fechado de TV. As celas foram construídas com blocos pré-moldados de concreto e paredes de 50 cm de espessura, o que impede a abertura de túneis para fuga.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
A penitenciária, com 7 mil metros quadrados de área construída, foi erguida em um terreno de 44 mil metros quadrados doado pela prefeitura de Ponta Grossa.