Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia de até 35%

Pequenas e médias empresas poderão participar do mercado livre de energia a partir do dia 1º

AEN
21 dez 2023 às 16:09

Compartilhar notícia

- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pequenas e médias empresas que contratam energia em alta tensão e fazem parte do chamado grupo A poderão participar do mercado livre de energia e economizar até 35% na conta de luz a partir de 1º de janeiro de 2024.


O ambiente de contratação livre, como também é conhecido, é uma modalidade de venda de energia em que os clientes têm mais liberdade para negociar a compra da energia elétrica, e discutir preço, quantidade a ser adquirida, período de fornecimento e condições de pagamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atualmente, somente consumidores com demanda de no mínimo 500 kW (quilowatts) podem participar do mercado livre.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


Dentro de dez dias a regra muda e todos os clientes do grupo A, independentemente da demanda contratada, poderão participar do mercado livre. Aqueles que tiverem interesse podem se antecipar e garantir a migração para o ambiente de contratação livre antes da virada do ano.

Publicidade


Essa ampliação vai beneficiar diretamente pequenas e médias empresas como mercados, padarias, açougues e outros centros comerciais que hoje ainda são atendidos no ambiente de contratação regulada, como a maioria dos clientes.


QUEM PODE MIGRAR 

Publicidade


Com a expansão do mercado livre, a partir do próximo ano 12,8 mil unidades consumidoras do Paraná poderão migrar para o mercado livre de energia.


“Na prática, essa mudança beneficia clientes que, em média, possuem uma conta de energia mensal de R$5 mil ou mais. Se esse é o seu caso, vale a pena procurar a Copel e verificar se poderá migrar”, explica João Acyr Bonat, superintendente de Clientes de Energia da Copel.

Publicidade


ECONOMIA 


No ambiente livre, os consumidores podem escolher de quem vão comprar energia, o que o torna mais diversificado e competitivo. Isso leva a uma redução de preços e a um aumento na eficiência das comercializadoras.


Além disso, os preços são pré-definidos em contrato, o que permite que os consumidores possam planejar seus gastos com energia e se proteger de oscilações no custo das diversas fontes, reajustes do mercado cativo e mudanças das bandeiras tarifárias.


Imagem
Possível pré-candidatura de Bruno Ubiratan gera mal-estar no Progressistas
O presidente da legenda em Londrina, deputado federal Marco Brasil, entrou em cena para desautorizar a manifestação. Ele próprio também é um pré-candidato do PP à sucessão do correligionário Marcelo Belinati.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo