Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Trabalho preventivo

Pesquisa técnica sobre coronavírus é apresentada em Maringá

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 jul 2020 às 18:37
- Mileny Melo/PMM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pesquisa técnica sobre coronavírus foi apresentada na tarde desta quinta-feira (16), no auditório Helio Moreira, no Paço Municipal. Foram feitos 950 testes rápidos durante dois meses, numa parceria entre a prefeitura, UEM (Universidade Estadual de Maringá), Uningá e Unicesumar.

O resultado mostrou informações e números sobre contágio, sintomas, perfil e hábitos de moradores de toda a cidade. "É momento de realização de um profissional da Saúde", avalia secretário de Saúde, Jair Biato. "São os técnicos e políticos trabalhando juntos para salvar vidas em Maringá".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Profissionais que trabalharam na pesquisa apresentaram dados e atenderam a imprensa. Entre as informações importantes estão que prevalência do coronavírus indica que em certos períodos do levantamento, para cada uma pessoa positivada, haveria outras seis que não foram testadas, mas tem a doença. Também que haveria um infectado a cada 105 habitantes, considerando população de 423,6 mil habitantes em Maringá.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-esgrimista

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa e perde duelo de esgrima em Curitiba

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas


Além disso, foram mostrados perfil dos moradores participantes da pesquisa: 61% de mulheres e 39% de homens, entre crianças e idosos; 90,7% têm cartão do SUS, 77,3% frequentam Unidade Básica de Saúde, 60,9% têm plano de saúde, uma média de 3,05 morador por residência, também dados sobre sintomas recentes, doenças pré-existentes, relação prevenção e contágio, entre outros.


A pesquisa faz parte de grupo de medidas técnicas tomadas pela prefeitura desde começo da pandemia no Brasil. O que ajudou a colocar Maringá como exemplo no Paraná de prevenção contra a doença. Nem cidades brasileiras de porte maior fizeram trabalho técnico como a pesquisa apresentada nesta quinta-feira (16). Os dados serão usados em ações de prevenção contra coronavírus na cidade.

Participaram do evento o secretário de Gestão, Clovis Melo, chefe de Gabinete, Domingos Trevisan, vereador Alex Chaves, vice-reitor da UEM, Ricardo Dias, alunos e professores das três universidades, imprensa, entre outros. Apresentações foram feitas pelos professores da UEM, Denis Bertolini, Oseias Martinucci e Daniele Granzotti.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade