Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Região Metropolitana

Pesquisadores da UFPR avaliam risco de desabamento

Redação Bonde
08 jan 2010 às 18:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) da UFPR visitou nesta sexta-feira (8) a área de desabamento em Almirante Tamandaré, na área do Jardim Bonfim.

No domingo (3), houve o desabamento de uma casa de madeira no local. Durante o incidente, duas crianças ficaram feridas e a Defesa Civil do município interditou outras nove casas na região.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Acompanhados de um funcionário da Defesa Civil, os professores Renato de Lima e Wilson Soares e a aluna do curso de geologia Fabiane Aline analisaram a região afetada e detectaram várias áreas com perigos associados. "Será preciso fazer um estudo de risco geológico em praticamente todo o município para fazer uma seleção de áreas seguras", afirma Lima. Segundo ele, foi possível identificar perigo para população em muitas áreas de ocupação informal e em algumas de ocupação formal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Mas as residências mais próximas das áreas afetadas merecem ser monitoradas, principalmente em situações de chuvas intensas, pois oferecem riscos para a população. Ainda hoje, a equipe do Cenacid disponibilizará em sua página da internet (www.cenacid.ufpr.br) um relatório de avaliação sobre a visita de hoje, que também será encaminhado para a Defesa Civil, para orientação na evolução da situação na região.

Na segunda-feira, a equipe do Cenacid segue para a região de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde chuvas intensas causaram uma série de deslizamentos de terra e deixaram 52 pessoas mortas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo