O governador em exercício Orlando Pessuti abriu o desfile das escolas de samba de Antonina, no domingo. "O carnaval de Antonina, é um dos melhores do Paraná, e a participação da população torna o espetáculo ainda mais bonito", comentou. Além do desfile das escolas de samba, a festa na cidade segue na rua, em clubes e salões.
"No Litoral temos a Guaratubanda, Matinbanda e Caiobanda que atraem milhares de jovens, mas em termos de carnaval de raiz o melhor é o de Antonina", opinou. O prefeito Kleber Fonseca ressaltou que a fama da cidade traz grande responsabilidade. "Este é uma festa voltada à família onde há harmonia, coordenação e ordenação, tudo com muita alegria", disse. De acordo com Kleber, o carnaval tem atraído cerca 35 mil pessoas à cidade por dia.
Para Cláudio Ribeiro, diretor de Lazer da Paraná Esporte, o carnaval de Antonina é especial por ser elaborado pelo povo, diferente dos carnavais transformados em produto pela indústria cultural. "Aqui temos a participação da família e do trabalhador, mantendo as raízes e mostrando que o carnaval é o momento de resgate da cultura e da história de um povo", afirmou.
Leia mais:
Motorista sem habilitação se envolve em atropelamento com morte de pedestre em Sapopema
Saúde do Paraná convoca candidatos para comprovação de documentos no PSS
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
O desfile reuniu cinco escolas de samba (Filhos da Capela, Batuqueiros do Samba, Batel, Leões de Ouro e Brinca pra não chorar) e foi transmitido ao vivo pela Rádio e TV Educativa.
Pessuti fez um balanço sobre a Operação Viva o Verão, feita pelo Governo do Estado. "Está sendo a melhor e mais bem estruturada dos cincos últimos anos. Temos atividades artísticas e culturais em todo o litoral, um trabalho fantástico na área da saúde, segurança pública e meio ambiente", salientou.
AEN