A PF (Polícia Federal) prendeu na manhã desta quinta-feira (5) a mulher responsável por aliciar os brasileiros - incluindo um apucaranense - que foram presos na Tailândia por tráfico internacional de drogas
A Operação Ong Bak visa a responsabilização criminal de traficantes pelo aliciamento de dois homens e uma mulher que embarcaram em Curitiba e foram presos no aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, em Bangkok, Tailândia, quando tentavam entrar naquele país com 15,5 quilos de cocaína nas bagagens, em 13 de fevereiro deste ano.
Leia mais:
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
LEIA MAIS: Apucaranense preso por tráfico no aeroporto de Bangkok deve contratar advogado tailandês
Conforme a PF, as investigações, que se iniciaram logo depois da prisão dos brasileiros, apontaram que os dois homens já haviam viajado para o exterior, antes do período da pandemia de Covid-19 em situações que demonstram que estariam transportando entorpecentes.
Houve cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, expedidos pela 9ª Vara da Justiça Federal da capital paranaense. As medidas judiciais visam a prisão em Curitiba da mulher responsável pelo aliciamento dos transportadores dos ilícitas e a obtenção de mais provas sobre o tráfico para o exterior.
A Polícia Federal ainda examina a possibilidade de requerer à Justiça Federal a extradição dos presos na Tailândia para que respondam pelos crimes praticados no Brasil.
A PF informa que os investigados vão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação criminosa para o tráfico, cujas penas somadas podem alcançar 25 anos de reclusão.