Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Superlotação

Pior cadeia do Brasil está no Paraná, aponta CNJ

Rosiane Correia de Freitas/Equipe Folha
02 ago 2010 às 09:45

Compartilhar notícia

- Folha Arquivo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Está no Paraná a carceragem apontada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como a pior unidade prisional visitada pelo órgão em todo o Brasil. O 12º Distrito Policial de Curitiba foi multado pela Vigilância Sanitária da capital em R$ 895,88 por violação de regras de higiene e segurança. O valor não foi pago pelo Estado do Paraná.

O lugar tem 26 vagas para presos, mas abriga 144 pessoas numa área sem ventilação, com infiltração e umidade permanente, sem instalações sanitárias e sem colchões. Interditado em abril do ano passado pela Vigilância Sanitária, o 12º DP continua a receber presos ainda hoje.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Priscilla Placha Sá, classificou a situação como ''risível''. Mas para ela mais grave que o Estado não ter quitado a multa é o fato das autoridades ainda não terem tomado providências para resolver a situação dos presos encarceirados nessas delegacias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

A OAB pediu a interdição da carceragem de mais uma delegacia no Paraná, a de Sarandi (7 km a leste de Maringá). Além do 12º e o 11º DP em Curitiba, já foram interditados o 9º DP, também em Curitiba, a Delegacia da Lapa, de Paranaguá, a de Pinhais e o 2º Distrito de Londrina. ''Nós temos trabalhado junto aos magistrados para que se determinem multas em valores capazes de estimular os gestores públicos a tomarem providências'', explica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo