Marco Tronchetti Provera, presidente e diretor-geral da Pirelli (divisão de pneus e cabos) e Gilberto Benetton, presidente do grupo de investimentos Edizioni Holding SpA, confirmaram hoje que farão parte da administração da Telecom Italia SpA, que tomaram controle no sábado em um negócio que envolveu 7 bilhões de euros (6,14 bilhões de dólares).
Tronchetti Provera será o presidente e Benetton, o vice-presidente do grupo de telecomunicações italiano, enquanto Carlo Buora, diretor financeiro da Pirelli, e Enrico Bondi, ex-CEO da empresa química Montedison, serão os diretores-gerais da empresa, informou a Pirelli em um comunicado. O Grupo Benetton tem investimentos no mundo da moda, corridas de automóveis, alimentação e telecomunicações.
A Pirelli e a Benetton agora controlam 27% da Olivetti SpA, após comprar 23% da companhia da holding Bell SA, de Luxemburgo, no sábado. A Olivetti controla 55% da Telecom Italia, que tem 56% de participação na Telecom Italia Mobile, uma das líderes em telefonia celular na Europa, e 61% de participação na Seat Pagine Gialle, o maior provedor de acesso à internet da Itália.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Os novos donos da Telecom Italia pretendem aumentar seu potencial no país e em outros lugares ao focar-se em gerenciamento industrial em vez de ver o controle da companhia como um investimento financeiro, disse Benetton ao diário milanês "Corriere della Sera", publicado hoje. "Como investidores, sempre quisemos ter um papel que nos mantivesse próximos às companhias e nos tornasse participantes ativos em suas estratégias e escolhas na administração", afirmou Benetton ao jornal italiano.
A redução da dívida de 14 bilhões de euros da Olivetti será a principal prioridade, afirmou Tronchetti Provera a analistas em uma conferência por telefone. Isso pode ocorrer por meio de uma fusão entre a Olivetti e a Telecom Italia, informou. A nova empresa a controlar a Telecom Italia terá participação de 60% da Pirelli e 20% da Edizioni Holding, com o restante a ser comprado por bancos italianos como Unicredito e Intesa BCI, disse o executivo a analistas.
A Pirelli venderá suas unidades de pneus para caminhões e de energia nos próximos 18 meses, o que deve trazer pelo menos 2 bilhões de euros para os caixas da empresa, informou o comunicado.