Cerca da 40 pistoleiros armados e encapuzados invadiram, por volta das 5h desta terça-feira (16), o acampamento do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, na fazenda 3J, em Guaravera, distrito de Londrina. A fazenda, pertencente ao ex-deputado federal José Janene (PP-PR), tem cerca de 144 hectares e foi ocupada em 15 de setembro do ano passado, por cerca
de 200 famílias do MST.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do MST, os pistoleiros chegaram atirando e expulsaram as famílias, que foram impedidas de levar seus pertences. O trabalhador João Batista está desaparecido. Segundo as famílias, quem comandou a operação foi o pistoleiro conhecido como "Jairzão".
Ainda de acordo com o MST, não é a primeira vez que milícias agridem as famílias acampadas na fazenda 3J. Em outubro do ano passado a Organização Não Governamental Terra de Direitos enviou ofício à Ouvidoria Agrária Nacional e a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, denunciando as agressões e ameaças que os Sem Terra vinham sofrendo de pistoleiros.
Leia mais:
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
O MST e a Terra de Direitos estão elaborando outra denúncia a Ouvidoria Agrária Nacional e a Sesp para denunciar o despejo e a existência de milícia armada no local, além de comunicar a Relatoria de Despejos Forçados da ONU.
>> Leia a matéria completa na Folha de Londrina desta quarta-feira, no caderno de Política