Após receberem uma denúncia anônima, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), atuantes na "Operação Verão Paraná" localizaram uma área de desmatamento de cerca de 2,5 hectares com árvores nativas, na região de Gleba Jacarandá, em Pontal do Paraná, litoral do estado. A ação foi realizada em conjunto com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
"A intenção era limpar o local a fim de possibilitar a construção de moradias, em formato de um loteamento, mas o proprietário não tinha nenhuma autorização do IAP [responsável pelas fiscalizações administrativas] para a realização do referente desmate", disse o Tenente Marcel Elias dos Santos, Porta-Voz do BPAmb. No local foram apreendidas cinco motosserras, sendo três em funcionamento e duas desmontadas.
Segundo informações do BPAmb, a PM patrulhava pelo local para confirmar a denúncia quando encontrou um jovem de 20 anos, carregando duas motosserras, o qual após questionado informou que estava sendo desmatada uma área próxima. "No local foram encontradas mais três motosserras que estavam sendo utilizadas para o desmate da Área de Proteção Permanente", revela Marcel.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Os equipamentos foram apreendidos e os fatos comunicados ao Ministério Público para que as medidas cabíveis fossem tomadas. "Os autos foram lavrados devido a abertura de rua e supressão da vegetação, totalizando R$35.000,00", explica o Tenente.