A Polícia Militar do Paraná (PMPR) informou nesta sexta-feira (6) que montou um esquema de segurança especial para o desfile da Independência do Brasil, marcado para a manhã de sábado (7), na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, em Curitiba. Na ocasião, o grupo Anonymus Brasil promete realizar uma manifestação para reivindicar questões como o fim do voto obrigatório e o boicote à Copa do Mundo no Brasil.
"Tradicionalmente, a PM sempre participou do desfile, tanto na parte de segurança de perímetro, fazendo controle de veículos e pessoas, como desfilando. Nesse ano existe um tipo diferente de manifestação e a PM vai se adequar para prevenir qualquer tipo de situação anti-jurídica e anti-social, de forma a garantir que as comemorações ocorram de forma tranquila", afirmou o coronel Milton Isack Fadel, comandante do 12º Comando Regional.
Segundo ele, todos os batalhões da cidade estarão atuando normalmente, e soma-se ao trabalho deles o das outras forças de segurança do Estado. Fadel disse, porém, que a corporação não vai divulgar a quantidade de policiais militares que farão parte da operação, com o intuito de preservar a estratégia.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
"Existe uma situação adaptada às circunstancias desse ano. Vamos utilizar os meios necessários de acordo com o que o serviço de inteligência nos passar. Estamos preparados para cumprir a lei no que se refere à manifestação ordeira e pacífica e coibir qualquer outro tipo de depredação", disse.
De acordo com o coronel, não há necessidade de que a população fique temerosa com possíveis protestos. "As pessoas devem sim levar suas famílias, seus filhos, para prestigiar o desfile. Nós temos homens suficientes para prover a segurança do evento", completou.
O Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), da PM, informou que serão feitos bloqueios em várias ruas em torno da Avenida Cândido de Abreu, por conta do desfile, e orienta aos motoristas a procurar vias alternativas, das 8h até as 12h30.