A Polícia Militar quer reduzir em 18% o número de homicídios na Região Metropolitana de Curitiba este ano. Segundo levantamento do Comando de Policiamento da Capital (CPC), em 2001, foram registradas 221 mortes violentas. O número é 140% maior em relação a 1992, quando aconteceram 75 assassinatos, fazendo com que o índice de homicídios por 100 mil habitantes subisse de 5,7 para 13,68 em nove anos.
O chefe da Sessão de Planejamento do CPC, capitão César Alberto Souza, garantiu que de janeiro a abril deste ano, houve uma redução média de 8% nos casos de homicídios na Região Metropolitana de Curitiba. Em municípios como Almirante Tamandaré e Fazenda Rio Grande o índice de violência diminuiu, ao contrário de Colombo e São José dos Pinhais, onde se registrou aumento. Segundo ele, a ''Operação Vida'' -rondas policiais ostensivas- tiveram grande contribuição para essa queda.
Souza diz que a média diária que é de 2,02 homicídios cai para 0,79 nos dias em que a Operação Vida é realizada. Por isso, a PM decidiu ampliar de dois para quatro dias por semana o trabalho de policiamento ostensivo. Segundo a PM, as 31 operações realizadas no primeiro quadrimestre deste ano resultaram na prisão de 104 pessoas e apreensão de 26 armas de fogo, seis armas brancas e 240 unidades de crack e outras drogas.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.