Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Denúncia anônima

Polícia apreende pássaros silvestres em Rolândia

Redação - Folha de Londrina
17 jul 2003 às 17:57
Continua depois da publicidade

A Polícia Florestal de Londrina apreendeu na manhã desta quinta-feira em Rolândia (25 km a oeste de Londrina), nos conjuntos Nogueira e Parigot de Souza, 38 pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Graças a uma denúncia anônima, o motorista Geraldo Jorge, a dona-de-casa Isabel Cristina Pyus e o desempregado José Aparecido Conceição foram indiciados por crime ambiental e podem, juntos, pagar uma multa de R$ 19 mil (ou seja, R$ 500 por pássaro).

Continua depois da publicidade


O que mais chamou a atenção dos policiais que efetuaram a apreensão das mais de dez espécies não foi tanto as más condições em que algumas se encontravam: um sabiá, por exemplo, estava sem uma das asas e em uma gaiola suja. ''Pelo grande número de alçapões e gaiolas batedeiras que eles portavam, não nos resta dúvida de que os três infratores também praticavam a caça desses animais'', afirmou o terceiro-sargento da 1ª Companhia da Polícia Florestal, Rogério Albino do Prado.


De acordo com o segundo-sargento da Polícia Florestal, Osvaldo Bianchi, a posse de animais silvestres só não constitui crime ambiental caso a compra seja feita diretamente com criadores registrados no Ibama. ''Mesmo assim, é necessário que o novo dono dos pássaros se cadastre como criador conservacionista'', explicou.

Os três foram indiciados e têm audiência marcada para o dia 29 de setembro. Já os pássaros foram encaminhados à fazenda da Universidade Norte do Paraná (Unopar), onde passarão por uma quarentena, acompanhados de um veterinário, até que estejam aptos para a readaptação ao seu habitat natural.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade