O comandante da Polícia Rodoviária do Paraná, Jorge Luiz Rodrigues, disse hoje (13/07) em Maringá, que as companhias vão começar a fazer operações nas madrugadas de finais de semana. Objetivo é tentar reduzir a morte de jovens que participam de bailes ou eventos regionais. 'A polícia registra muitos acidentes com mortes no retorno de festas', disse o comandante.
Rodrigues participou em Maringá de uma reunião com comandantes das seis companhias da Polícia Rodoviária. 'Se a polícia estiver na estrada neste período vai levar o jovem motorista a tirar o pé do acelerador', completou o comandante.
O comandante adiantou que a partir do dia 1º de agosto vai iniciar em todo o Estado uma operação denominada '230' para evitar nas estradas o trânsito de veículos mal conservados. O número 230 se refere a um artigo do Código Brasileiro de Trânsito que impõe sanção aos motoristas que utilizam carros, caminhões ou ônibus sem equipamentos ou condições de tráfego seguro.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Conforme Rodrigues, o item de veículo mal conservado está em terceiro lugar na lista das causas de acidentes violentos e com mortes nas estradas. Em primeiro e segundo estão o excesso de velocidade e a embriaguez. 'Antes este item não era relevante no histórico da polícia e agora está avançando e nos reocupando', disse o comandante. Trafegar com veículo mal conservado pode resultar em retenção, multa de 120 Ufirs e cinco pontos na carteira.