O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) começa, nesta sexta-feira (11), a Operação República, em todas as estradas estaduais do Paraná, para oferecer mais segurança aos motoristas. Os policiais farão blitzes, bloqueios, fiscalização de velocidade com auxílio de radares fotográficos móveis e uso de bafômetros até as 21 horas de terça-feira (15).
"Vamos intensificar a fiscalização em relação à embriaguez ao volante, documentação do veículo e do condutor, utilização do cinto de segurança e cadeirinha para crianças, além da velocidade", explica o capitão Alexandre Dupas, Comandante da 1.ª Companhia do BPRv, responsável pelo litoral.
São 12.421 quilômetros sob jurisdição do BPRv que aguarda movimentação intensa neste feriado, tanto no sentido interior quanto no sentido litoral. "A movimentação fica maior na volta para casa, quando todos querem chegar logo. Neste momento a atenção deve ser redobrada", explica o porta-voz do batalhão, tenente Sheldon Keller Vortolin.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
RECOMENDAÇÃO – Os motoristas que vão pegar a estrada devem fazer revisão geral do automóvel antes da viagem. Os itens básicos, como funcionamento de faróis, estepe reserva, calibragem e freios devem ser conferidos, já que grande parte dos acidentes acontece por falta de manutenção dos veículos.
As equipes policiais rodoviárias estaduais fiscalizarão uso das cadeirinhas para as crianças (até quatro anos; assento de elevação de quatro à sete e crianças de até dez anos no banco de trás), uso de cinto de segurança e consumo de bebidas alcoólicas, conforme determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).