Como em todo o feriado prolongado, o objetivo é descanso e lazer e o resultado são estradas superlotadas. Porém, cada motorista deve lembrar que responsabilidade ao dirigir é fundamental para um trânsito seguro.
Para colaborar com a segurança dos usuários das estradas, a Polícia Rodoviária Federal vai realizar uma operação que começa nesta sexta-feira (03) e vai até a meia-noite de quarta (08). Todo o efetivo estará nas rodovias.
Policiais darão auxílio aos motoristas e também os reprimirão quando a conduta for de risco, chegando até autuação para aqueles que insistirem em prejudicar a segurança dos demais.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Dados alarmantes
Somente este ano, mais de 2,4 mil motoristas foram multados e outros 1,3 mil presos por embriaguez nas estradas. Ou seja, 300 autuados por mês.
Veículos pesados ficam proibidos
Para deixar o trânsito mais livre nos dias de maior movimento, a PRF proíbe o trânsito de veículos pesados, aqueles com excesso de altura, largura, peso ou comprimento, que não poderão circular em trechos de pista simples no sábado (04), de 6h ao meio-dia, e na terça (07), das 16h às 22h.
Atenção às queimadas
Outro fato que deve ser observado durante a viagem é o risco de queimadas, por conta do tempo seco. A fumaça pode invadir a pista e prejudicar a visibilidade. Quando isso acontecer, o motorista deve reduzir a velocidade e não parar sobre a pista.