Depois de quase um ano nos cargos, o secretário de Segurança Pública, José Tavares, e o delegado-chefe da Polícia Civil do Paraná, Leonyl Ribeiro, anunciaram nesta terça-feira a primeira grande reforma nas direções de divisões da Polícia Civil do Estado. Das treze divisões policiais, oito terão novos delegados responsáveis.
Segundo o secretário, o objetivo da reforma é dinamizar as ações da polícia e aumentar a integração entre o policiamento da Capital e do Interior. Uma das mudanças anunciadas foi a transferência do delegado Adauto Abreu de Oliveira da Divisão de Narcóticos (Dinarc) para a Corregedoria da Polícia Civil.
Adauto Oliveira assumiu, no final do ano passado, o comando das investigações sobre o incêndio criminoso na Promotoria de Investigações Criminais (PIC), em Curitiba. A mulher de Adauto, delegada Leila Bertolini, assume a direção da Dinarc e a presidência do inquérito da PIC.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
"O maior problema na área de segurança pública acontece na Região Metropolitana de Curitiba, onde há uma explosão demográfica, mas o Interior também tem um peso significativo", observou o secretário.
Para José Tavares, a polícia precisa ser cada vez mais profissional e ágil. Ele garante que a reforma não tem o objetivo de retirar dos postos-chaves da Polícia Civil os delegados nomeados pelo ex-secretário de Segurança Cândido Martins de Oliveira e que foram mantidos no cargo por Tavares.
A última grande mudança de delegados foi promovida por Cândido Martins, logo após a passagem da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico pelo Paraná, no primeiro semestre do ano passado. O então secretário foi pressionado a promover uma série de mudanças.
Leia mais em reportagem de Emerson Cervi, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quarta-feira