Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Poluição deixa 40 mil sem água em Campo Largo

Redação - Folha do Paraná
01 fev 2001 às 15:21

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de 40 mil moradores de vários bairros de Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba), estão há uma semana com abastecimento de água irregular. Na sexta-feira passada a Sanepar suspendeu o fornecimento para a região depois de constatar a presença de óleo refinado no Rio Verde, de onde é feita a captação de água pela estação de tratamento de Cercadinho. A produção foi retomada na segunda-feira, mas um dia depois o rio voltou a apresentar sinais de contaminação.

Moradores da região dizem que a água fornecida pela Sanepar não tem qualidade. "Essa semana ela está com cheiro e gosto ruins e já tem criança ficando com cólica por causa da água", diz Rosimari Ferreira Gonçalves, 41 anos, moradora da colônia Figueirego, próxima a Cercadinho, mas que não teve o fornecimento suspenso desde o início da semana. Ela tem três filhos e está pegando água de um poço que existe na vizinhança. "No primeiro dia que o rio foi contaminado até os peixes apareceram mortos". Só ontem ela conta que estava sem receber água da Sanepar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A empresa está fazendo o fornecimento emergencial através de caminhões pipa para as regiões mais atingidas. O fornecimento só voltará a ser regularizado depois que o rio estiver livre de contaminação. O operador da estação de Cercadinho, Antonio Celso, diz que o monitoramento da qualidade da água é constante.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável


Técnicos da empresa acreditam que o óleo tenha vazado de um posto de combustíveis da região no final da semana passada. Uma parte dos resíduos foi direto para o rio. Outra ficou retida nas margens. Com as chuvas pesadas do início da semana o material foi levado para as águas e voltou a contaminar a fonte de abastecimento.

A estação de tratamento de Cercadinho produz, diariamente, cerca de 5 milhões de litros de água. Uma parte abastece a população da própria região e o restante da água vai para outros bairros de Campo Largo. Os locais mais atingidos são o de Águas Claras, parténope, Popular Nova e Velha, Rondinha e Vila Bancária.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo