Os 8.440 candidatos inscritos no vestibular de inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) enfrentam neste sábado a primeira etapa do concurso. A partir das 15 horas eles fazem as provas de conhecimentos gerais, língua estrangeira e redação. Para elaborar a redação, terão um hora e 15 minutos. No domingo, as provas irão variar conforme o curso escolhido pelo candidato, porque o vestibular da UEPG é vocacionado. Apenas língua portuguesa e matemática são disciplinas obrigatórias para todos. Os candidatos terão três horas para concluir as questões.
Os vestibulandos estarão distribuídos em nove pontos de provas. Para garantir a tranqüilidade em todos esses locais, a Polícia Militar montou um esquema especial e estará fazendo ronda nas proximidades. Os policiais também orientarão o trânsito.
Este ano, a UEPG está inovando em vários aspectos no seu vestibular. Os candidatos podem concorrer a dois cursos, com uma mesma inscrição. A prova de conhecimento gerais também é novidade. E a carteirinha do vestibular foi abolida. Em seu lugar, a universidade adotou uma correspondência, que serve como comprovante de inscrição, entregue aos candidatos via correio, informando o local e horário das provas.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
A concorrência geral do vestibular é de dez candidatos por vaga. O curso mais procurado é o de Ciências Biológicas, com 58,7 candidatos disputando uma vaga. Em seguida vem o curso de Farmácia, com 50 candidatos por vaga, e o de Bacharelado em Turismo, com 38 candidatos por vaga. O curso menos procurado é o de Licenciatura em Matemática (vespertino), com quatro candidatos por vaga.
* Leia mais em reportagem de Denise Angelo na Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado