Cerca de 200 pessoas discutiram nessa quinta-feira o projeto de construção de um desvio que altera o traçado do ramal ferroviário que hoje corta 12 bairros de Curitiba. A reunião pública foi realizada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na Sociedade Morgenau e teve a participação de representantes das prefeituras da região metropolitana, organizações não-governamentais e moradores dos municípios de Almirante Tamandaré, Campo Magro, Campo Largo e Araucária (cidades por onde passaria o novo traçado).
Durante a reunião, técnicos da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) fizeram a apresentação do projeto e, em seguida, os participantes puderam conhecer o estudo e relatório de impacto ambiental (EIA-RIMA) do desvio.
O debate com a comunidade é um dos procedimentos necessários ao processo de licenciamento ambiental do projeto, conduzido pelo IAP. De acordo com o presidente do instituto, Mario Sérgio Razera, as audiências públicas do desvio ferroviário devem ser marcadas no início do próximo ano.
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De acordo com o projeto básico, o desvio terá entre 45 e 50 quilômetros de extensão e será construído com recursos do Orçamento da União. A primeira parcela para a fase inicial de obras, no valor de R$ 23 milhões, faz parte do orçamento 2002 e as demais serão incluídas nos próximos exercícios. O objetivo é concluir a obra em três anos.