Leo, Nala e Leona foram os nomes escolhidos pela população para os três filhotes de leão que nasceram no Zoológico Municipal de Curitiba. Os leões nasceram há 50 dias, e dentro de uma semana irão para o setor de exposição. A campanha da Prefeitura de Curitiba envolveu mais de 10 mil pessoas na escolha dos nomes dos novos habitantes do Zôo.
Os leões são filhos do casal Simba e Diana. Esta foi a segunda gestação da leoa Diana. Na primeira, o filhote nasceu morto. O nascimento dos animais foi muito comemorado pelos biólogos e funcionários do Zôo. "O manejo feito antes do parto foi fundamental para o sucesso da reprodução", diz o diretor do Zoológico, Marcos Traad.
Cerca de 15 dias antes do nascimento, o macho foi afastado para evitar o estresse da mãe. Os biólogos e veterinários reproduziram o comportamento dos animais na natureza. "No habitat natural, a leoa se afasta do macho para proteger as crias", diz o veterinário do Zôo, Manoel Javorouski. A reaproximação da família começará a ser feita depois de seis meses.
Leia mais:
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Este ano o Zoológico de Curitiba registrou o nascimento de 111 animais: 58 mamíferos e 53 aves. Alguns deles, são animais ameaçados de extinção, como a jacutinga e o papagio-de-peito-roxo.
A campanha da Prefeitura para escolha do nomes dos leões foi feita em parceira com a Rede Paranaense de Televisão. As votações foram feitas em duas etapas. O público fez sugestões pelo portal de voz e pela internet.