A sinopse preliminar do Censo Demográfico 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ouviu quase 169,6 milhões de pessoas no ano passado mostra que a urbanização se consolidou no país. Os dados revelaram que a população urbana é 4,3 vezes maior do que a população rural.
A maior perda de população em áreas rurais - em termos absolutos - foi na Região Nordeste, que experimentou um decréscimo de 1,9 milhão de habitantes. Mas a maior perda relativa foi da Região Sul, que teve um decréscimo de 16,5% na quantidade de moradores em zonas rurais.
Outro dado importante da sinopse foi o aumento no número de domicílios ocupados no Brasil, que cresceu 28,95% em comparação ao Censo de 1991. A média de pessoas por domicílio, em compensação, passou de 4,2 em 1991 para 3,8 moradores em 2000. Na Região Sul, o número médio de moradores por residência - tradicionalmente o mais baixo do País, passou de 3,8 para 3,4.
Leia mais:
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
O número de municípios no Brasil cresceu em 20%. Dos 5,5 mil municípios pesquisados, 1,01 mil eram novos. A Região Sul foi a que teve o maior incremento absoluto, foram 286 novas cidades criadas. Apenas 13 municípios apresentam população superior a um milhão. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Recife, Manaus, Porto Alegre, Belém, Goiânia e Guarulhos.