Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Linhas intermunicipais

Portadores de necessidades agora têm transporte gratuito

Agência Estadual de Notícias
22 jun 2010 às 14:48

Compartilhar notícia

Para obter a credencial, o interessado deve procurar o órgão gestor da política social da cidade em que vive - Jorge Woll/SECS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Governo do Paraná aprovou o transporte gratuito para portadores de necessidades especiais e doenças crônicas em ônibus que operam linhas intermunicipais de passageiros. Os beneficiados devem comprovar renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional.

O cadeirante José Elias Almeida Bulhões, 50 anos, que vive em Piraquara, foi o primeiro a receber o passe livre no Paraná. Ele recebeu a carteira das mãos do secretário dos Transportes, Mario Stamm Junior. Por causa da lesão medular traumática, Bulhões viaja a Curitiba todos os dias para fazer tratamento no Hospital de Reabilitação, no Cabral.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como obter o documento

Leia mais:

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola


Para obter a credencial, o interessado deve procurar o órgão gestor da política social da cidade em que vive, para avaliação sócio-econômica. Na sequência, é preciso realizar avaliação no Sistema Único de Saúde (SUS) para obtenção de laudo médico.

Publicidade


Obtida a documentação necessária, é preciso preencher formulário de requerimento do Passe Livre Intermunicipal, no site da Coordenadoria dos Direitos da Cidadania (www.codic.pr.gov.br). Em seguida, a documentação precisa ser encaminhada ao Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, juntamente com uma fotografia 3x4 e uma fotocópia do documento de identidade.


O Coede remete a documentação ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que expede e envia a credencial para o endereço cadastrado no formulário.

Publicidade


Reserva de passagem


De posse da carteira, o usuário precisa reservar passagem nas linhas intermunicipais rodoviárias com antecedência de 24 horas e nas linhas metropolitanas, o documento de isenção deve ser apresentado diretamente ao cobrador.

Publicidade


A medida cumpre os decretos estaduais nº 4.742/09 e 6.179/10, e foi aprovada em uma ação conjunta do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEDE), em parceria com as secretarias dos Transportes (SETR), da Justiça e da Cidadania (SEJU), da Educação (SEED), da Saúde (SESA) e do Trabalho e Assistência Social (SETP).


Quem tem direito ao benefício?

O benefício é garantido aos portadores de insuficiência renal crônica, em terapia renal substitutiva, câncer em tratamento por quimioterapia ou radioterapia, transtornos mentais graves em tratamento continuado, portadores de HIV, mucoviscidade em atendimento continuado, hemofilia e esclerose múltipla.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo