Campings que se instalarem na Ilha do Mel terão que cumprir padrões mínimos de instalação, serviços e saneamento. A portaria foi assinada esta semana pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Os campings regulamentados serão classificados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) como "campings legais" e poderão utilizar a marca em seus materiais promocionais. Eles terão seus serviços divulgados ao público por meio de agências de turismo e órgãos ligados ao setor e será inserido no site das secretarias Estaduais do Meio Ambiente e Turismo, IAP e Ecoparaná.
De acordo com o secretário, a medida possibilitará o controle da qualidade dos campings na Ilha do Mel que serão monitorados freqüentemente para garantir a manutenção das exigências propostas.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Exigências
A área total da propriedade na qual está localizado o camping deverá ser dividida em 25% para as edificações de uso do proprietário e 75% para a área de camping.
Todos os proprietários deverão apresentar projetos técnicos, que serão avaliados pelo IAP, contendo a descrição do terreno, condições de acesso, planta com todas as edificações como sanitários e instalações para alimentação, delimitação dos módulos na área acampável (cada modulo abriga duas pessoas), circulação interna, tratamento de esgoto e paisagístico, recuperação das condições ambientais e recomposição florestal, assinatura do empreendedor e técnico responsável e carta de anuência dos vizinhos que fazem limite com a propriedade.
Os projetos deverão ser elaborados por profissionais habilitados nas áreas de conhecimento pertinentes ao tema. Os proprietários de campings contarão com a orientação de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná, Secretaria de Estado do Turismo, Ecoparaná, prefeitura de Paranaguá e Fundação Municipal de Turismo.
Padrões ambientais
Os campings deverão atender ainda a normas de preservação do meio ambiente e de segurança dos usuários. As áreas deverão estar delimitadas e demarcadas naturalmente ou artificialmente, drenadas, livre de inundações e em condições salubres. O Plano Gestor da Ilha do Mel deverá ser seguido assim como e atividades de educação ambiental como "conduta consciente em áreas naturais" divulgada aos visitantes.
De acordo com o chefe do escritório regional do IAP na Ilha do Mel, Reginato Bueno, a medida evitará superlotação das áreas e a emissão de esgoto irregular causada pela sobrecarga das fossas sépticas. "Vamos proporcionar campings de qualidade e segurança para o usuário que procura a Ilha do Mel", enfatizou Reginato.