O governo do Paraná inaugura nesta terça-feira o primeiro terminal público de álcool do Brasil, em Paranaguá. Construído com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a obra custou R$ 13,7 milhões e tem capacidade de armazenar 37,5 mil m3 de álcool, podendo atender 15 navios por mês. A inauguração contará com a presença do ministro de Portos, Pedro Brito, do governador Roberto Requião e do superintendente da Appa, Eduardo Requião.
O novo terminal será uma alternativa pública aos exportadores de álcool que utilizam os serviços do Porto de Paranaguá. A estrutura não visa lucros, e sim a redução de custos da exportação de álcool.
De acordo com Adriano da Silva Dias, superintendente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcoopar), toda a produção paranaense de álcool que é exportada será escoada pelo terminal paranaense. Existem 29 indústrias de açúcar e álcool no Paraná, sendo que 22 delas produzem açúcar e álcool, e sete são destilarias (produzem apenas álcool).
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Dados da Alcopar mostram que, em 2006, as indústrias paranaenses exportaram 270 milhões de litros de álcool. Para este ano, a expectativa é exportar 450 milhões de litros, atingindo um crescimento de 66,6% em relação a 2006.
O terminal público de álcool paranaense tem sete tanques com capacidade total de armazenamento de 37.500 m3 e conseguirá descarregar todo o álcool armazenado para os navios e recarregar os tanques em 48 horas, o que significa que 15 navios poderão ser carregados por mês no Porto de Paranaguá.
AEN