Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Particulares

PR ganha duas novas Reservas de Patrimônio Natural

Redação Bonde
11 mai 2007 às 19:07

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No início deste mês, o Paraná ganhou mais duas Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs), - áreas protegidas por lei, como as unidades de conservação, cuja gestão fica a cargo do próprio proprietário. As duas novas RPPns foram criadas nos municípios de Florestópolis e Marilena - juntas, estas propriedades somam 550 hectares de reservas particulares na região Noroeste e no Norte Pioneiro do Estado.

Com a criação destas duas reservas, o Paraná passa a contar com 193 RPPNs, que representam quase 39 mil hectares – garantindo a liderança do Estado no ranking brasileiro de RPPNs. Das 700 existentes no país, cerca de 27% estão localizadas em território paranaense.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, um dos fatores que coloca o Paraná como o Estado com maior número de Reservas é que a legislação sobre o assunto é muito bem elaborada. "O Paraná foi o segundo estado brasileiro a legislar as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), em 1994, durante a primeira gestão do governador Roberto Requião. A aprovação deste decreto proporcionou ao estado uma das mais modernas legislações brasileiras sobre o assunto", comentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


A formação destas reservas particulares também vem sendo estimulada pelo governo do Estado e o proprietário interessado em transformar a sua área em RPPN conta ainda com o apoio técnico do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – que oferece auxílio técnico gratuito. Das 193 Reservas existentes no Estado, 189 foram criadas utilizando a avaliação gratuita do IAP.


Além de trazer benefícios ao meio ambiente, a RPPN também traz vantagens aos seus proprietários e ao município onde são criadas. A área reconhecida como Reserva é declarada isenta de impostos, como o ITR (para propriedades em área rural) ou IPTU (em áreas urbanas) e o município que possuir em seu território áreas reconhecidas como RPPN recebe repasses da Lei do ICMS Ecológico.

Os proprietários de RPPNs ainda podem explorar a área para educação ambiental, pesquisa cientifica e ecoturismo - atividades que são bem vindas e grandes aliadas à conservação e manutenção da área, desde que realizadas de forma responsável.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo