Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fundo Paraná

PR investe R$ 2 milhões na produção do biodiesel

Redação Bonde
30 ago 2005 às 18:13

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Governo do Estado está investindo R$ 2 milhões na instalação de uma planta semi-industrial para produção do biodiesel e na pesquisa de matéria-prima. Os recursos são do Fundo Paraná, gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), que, neste projeto, atua em cooperação com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB).

Enquanto os técnicos da SEAB estudam as melhores matérias-primas para as usinas, o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), por meio da sua Divisão de Biocombustíveis e do Centro Brasileiro de Referência em Biocombustíveis (CERBIO) desenvolve a tecnologia necessária para produzir o combustível.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atualmente, os técnicos do CERBIO estão tratando da unidade a ser instalada no campus do TECPAR, na Cidade Industrial de Curitiba. Já foram definidas: a "rota tecnológica" (transesterificação etílica), a capacidade de produção (500 a 1000 litros/dia), os primeiros óleos vegetais a serem testados (soja, girassol, algodão e nabo forrageiro), entre outras características.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


A planta industrial deverá ter capacidade de processar diversos tipos de óleos puros - inclusive mamona - e óleos residuais e será monitorada de modo a gerar o maior número possível de informações a respeito das variáveis do processo. Com isto, pretende-se um conhecimento e domínio efetivo de todos os processos de obtenção do biodiesel.

Em Londrina, uma palestra sobre o assunto vai acontecer no dia 29 de setembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo