Os números da produção agrícola nacional da safra 2005/06, divulgados nesta quarta-feira (7) pelo IBGE, confirmam o Paraná como o maior produtor de grãos do país. A produção nacional está estimada em 121,1 milhões de toneladas, e o Estado, com uma previsão de colheita de 24,7 milhões, responde por 20,7% dessa produção. Só com soja e milho, são 20,6 milhões de toneladas.
Principal produtor de milho do país, respondendo com 26% da produção nacional, somando as duas safras (normal e milho safrinha), o Estado vai colher 11,3 milhões de toneladas. São 7,7 milhões de toneladas na safra normal, e 3,5 milhões de toneladas previstas na safrinha.
Apesar da soja ter sido a cultura mais prejudicada pelas adversidades climáticas, o Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura registra uma colheita de 9,3 milhões de toneladas. O Paraná só perde para o Mato Grosso, primeiro na produção do grão, com 16,5 milhões de toneladas colhidas nesta safra 2005/06.
Leia mais:
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
A quebra na produção, em relação à safra passada, foi de 21%, mas mesmo assim a produtividade média, de 2.400 kg/hectare é a mesma registrada na década de 80, quando era considerada uma produtividade normal, em anos bons.
De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, no Paraná, os maiores produtores de soja são o os municípios de Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Castro e Tibagi.