As pessoas atingidas pelo temporal que caiu na segunda-feira no Paraná já começam a voltar para casa. De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, até o fim da tarde, o número de famílias que ainda estavam desabrigadas era de 269. A maior parte - 169 - estava concentrada na Região Metropolitana de Curitiba, em Telêmaco Borba e União da Vitória - estas duas com 50 famílias. Conforme balanço da Defesa Civil, 2.709 imóveis ficaram danificados.
Os 25 municípios mais atingidos pela chuva já receberam lonas ou telhas, necessárias para reconstrução das casas. Quanto às famílias desabrigadas, o órgão estadual informou que elas foram alojadas em escolas e algumas foram levadas para casas de familiares.
A previsão da Defesa Civil é que todos os desabrigados já possam retornar para as casas, porque nesta terça-feira aconteceram apenas chuvas esporádicas em algumas regiões do Estado. Com isso, diversos rios que transbordaram, como o Iguaçu, estavam voltando ao leito normal.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
A Copel informou que, até o próximo sábado, deverá recuperar as duas torres que caíram por causa da chuva no município de Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste do Estado. Outras duas torres em conserto são as de Eletrosul, em Ivaiporã. Esses equipamentos da Eletrosul devem ficar prontos amanhã (leia matéria ao lado).
Para esta quarta-feira, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê tempo estável e ensolarado para todo o Estado. De manhã, as regiões próximas de Curitiba e da área Central do Paraná ainda estarão ensolaradas. O meteorologista Tarcizio Valentin da Costa afirmou que até o fim de semana não acontecerá novo temporal no Paraná.