Os 110 radares de Curitiba voltaram a funcionar desde a meia-noite de segunda-feira (1). Os equipamentos voltaram a registrar os veículos que trafegarem em velocidade acima da permitida para a via. A Prefeitura de Curitiba divulgou uma relação com a localização de cada um deles.
A religação dos radares foi feita pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A a partir de decisão do desembargador Ruy Fernando de Oliveira, 1º Vice Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, que suspende liminar obtida em dezembro pelo Ministério Público do Paraná e que determinava o desligamento dos equipamentos.
Os radares são operados pela Consilux por contrato firmado, a partir de licitação pública, em janeiro de 2004, e renovado conforme prevê a lei federal de licitações (8666/93) por termos aditivos até abril deste ano. Em abril deste ano, após comunicação ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público do Paraná, foi firmado contrato emergencial, com validade de um ano, considerando a importância da fiscalização eletrônica do trânsito na prevenção e redução de acidentes na capital paranaense.
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O contrato emergencial foi necessário a partir de solicitação do Tribunal de Contas de revisão no edital de licitação para contratação de fiscalização eletrônica por radares com instalação de 140 equipamentos sendo que metade deles com a função de, além de excesso de velocidade, registrar também avanço de sinal vermelho, parada em faixa de pedestre e conversão proibida.
Nova licitação está na fase final. Todo o processo, da publicação do edital às diferentes fases da licitação, é acompanhado pelo Tribunal de Contas do Paraná.
Em outubro, a Urbs convidou a Câmara Municipal, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e jornalistas para acompanhar o início da realização da fase de testes, feitos nas ruas da cidade e passíveis de serem acompanhados a qualquer momento.
Os radares entraram em funcionamento em Curitiba no final de agosto de 1999. Dez anos depois, em 2008, Curitiba registrava uma redução de 57,9% no número de atropelamentos; 20,4% no número de feridos; 17,5% menos mortes no trânsito e um total geral de acidentes 36,6% menor.
O excesso de velocidade detectada pelos radares responde pela maioria das infrações cometidas por motoristas nas ruas de Curitiba, com 48% das infrações.