A prefeitura de Curitiba, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), em parceria com a Ong Ciclo Iguaçu, firmou uma parceria para consultar a população, pela internet, para saber os melhores locais da cidade para implantação de ciclorotas. Serão, ao todo, 90 quilômetros de ciclorotas em ruas de menor movimento da capital.
As ciclorotas são corredores de ruas em que diferentes modais de transporte poderão circular ao mesmo tempo, sem a separação em faixas de trânsito (como acontece em ciclofaixas e ciclovias). A consulta feita com uma planilha a ser respondida na internet vai pegar os locais mais frequentados pelos ciclistas da cidade.
De acordo com o IPPUC, as ciclorotas terão sinalização horizontal e vertical. A implantação faz parte de um projeto que vai trazer 300 quilômetros de ciclomobilidade, que também incluem as ciclofaixas e ciclovias.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Com base nos dados coletados, segundo o IPPUC, será possível traçar possibilidades de implantação das ciclorotas. Entretanto, o Instituto afirma que não há prazo para o início da implantação, que depende de onde virão os recursos para os projetos e obras.
Para acessar a planilha de perguntas e participar da consulta, basta acessar o link.