Começaram a funcionar nesta segunda-feira (26) as catracas que registram a entrada e saída de servidores públicos e visitantes do prédio central da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. São cinco catracas instaladas, sendo três na entrada principal do prédio, pela avenida Visconde de Taunay, e duas na entrada pela Secretaria de Saúde. Este controle de entrada e saída de funcionários e visitantes já vem sendo feito em diversas esferas administrativas do governo federal e estadual.
De hoje até a próxima segunda-feira (03) as catracas funcionarão em caráter experimental. Todos os funcionários já receberam seus cartões de acesso e os visitantes podem requisitá-los na praça de atendimento mediante apresentação de documentos. O secretário de Gestão de Recursos Humanos, Elizeu Chociai, ressalta que é importante, a partir de agora, que as pessoas que vierem ao prédio central tragam documentos para fazer o registro e ter acesso ao crachá de visitantes, que deve ser devolvido ao final da visita.
O mecanismo, segundo Chociai, vai proporcionar um melhor atendimento à população. Ao ter acesso ao crachá de visitante, a pessoa deverá informar qual o setor que irá. "Desta forma, a Prefeitura tem um controle efetivo sobre os setores mais procurados pelos usuários, podendo melhorar ainda mais a estrutura de atendimento", diz o secretário.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
O sistema também permitirá melhor controle da jornada de trabalho dos servidores públicos. O registro de entrada e saída dos funcionários não dispensa o registro de freqüência nos equipamentos de controle biométrico, que é obrigatório. Os registros das catracas serão cruzados com os dados do sistema do ponto eletrônico.
O decreto que regula as entradas e saídas pelas catracas é claro quanto a tentativa de burlar o sistema: serão aplicadas medidas disciplinares cabíveis aos usuários ou servidores públicos que utilizar outras formas para entrar ou sair do prédio. Fica também proibido o acesso de vendedores de bens ou produtos de qualquer espécie.